SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Representação política das pessoas com deficiência na Câmara dos Deputados: a percepção dos representados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

PAULA, Julio Cesar Guimarães de. Em busca da Inferência Válida: métodos e testes de hipóteses nos estudos legislativos brasileiros. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2018, n.26, pp.273-311. ISSN 2178-4884.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220182607.

A Ciência Política contemporânea teve um ponto de inflexão na construção do conhecimento sobre as realidades políticas e sociais com a publicação da obra Designing social inquiry: scientific inference in qualitative research, de King, Keohane e Verba (1994). Os autores empreendem maior sistematicidade aos desenhos de pesquisa nas diversas áreas das Ciências Sociais. E apontam a construção de inferências válidas como o objetivo principal da pesquisa científica. As discussões em torno de Designing Social Inquiry e o foco na construção de inferências válidas orientou a criação de um amplo portfólio metodológico à disposição dos cientistas políticos. Esse leque multifacetado de possibilidades inferenciais levou Rezende (2016) a cunhar o termo Pluralismo Inferencial “em que coexistem múltiplas lógicas de causação para a produção de inferências válidas” (REZENDE, 2016). Com o objetivo investigar as técnicas e os testes de hipótese mobilizados pelos pesquisadores de nossas instituições legislativas, o presente trabalho utilizou o Modelo de Engrenagens Analíticas (MEA) (REZENDE, 2015) para consubstanciar o diagnóstico. Os achados apontam que há espaço para incremento metodológico da área dos estudos legislativos no Brasil, especialmente no que se refere: à integração entre as metodologias quantitativas e qualitativas, as estratégias de identificação e discussões mais aprofundadas sobre o viés de seleção.

Palavras-chave : Estudos legislativos; Pluralismo inferencial; Métodos; Testes de hipótese.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )