Acessibilidade / Reportar erro

Ideologia e Discurso: o posicionamento do Partido dos Trabalhadores na oposição e no governo3 3 A pesquisa contou com apoio da FAPESP via bolsa de iniciação científica, processo 2015/22988-3. Os autores gostariam de agradecer os comentários dos pareceristas anônimos. Qualquer erro ou imprecisão é de inteira responsabilidade dos autores. .

Resumo

Pesquisas prévias argumentaram a mudança no posicionamento ideológico do Partido dos Trabalhadores nas últimas décadas, especialmente quando passou a assumir o governo federal. Os autores estendem essa agenda de pesquisa analisando os discursos de legisladores petistas que estiveram presentes no período em que o partido era oposição e governo em temáticas semelhantes nos mesmos períodos. Por meio do método wordscores, demonstramos a migração ideológica do PT para a direita, fortalecendo a evidência empírica do fenômeno. A análise do conteúdo substantivo dos discursos revelou a direção da mudança em assuntos como as reformas da previdência e trabalhista, educação e relações exteriores.

Palavras-chave:
Ideologia; Discursos; Partido dos Trabalhadores (PT); Wordscores; Brasil

Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A Asa Norte, 70904-970 Brasília - DF Brasil, Tel.: (55 61) 3107-0777 , Cel.: (55 61) 3107 0780 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbcp@unb.br