SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Fronteiras de Estados emergentes: migração, cidadania pós-nacional e trabalhadores latino-americanos no Brasil,Carnaval revolucionário: Max Weber e a Revolução de Novembro (1918-1919) na Alemanha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

BARROS, Antonio Teixeira de; GUIMARAES, Ricardo Senna; SILVA, Sérgio Freitas da  e  SILVA, Terezinha Elisabeth da. Juventudes partidárias no Brasil: motivações e perspectivas dos jovens filiados a partidos políticos. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2019, n.30, pp.113-158.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 2178-4884.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220193004.

O objetivo do artigo é analisar como se dá o recrutamento de jovens pelos partidos políticos brasileiros na atualidade. O estudo avalia as motivações dos jovens para a filiação e a autopercepção deles sobre as legendas às quais são filiados, tendo como eixo de análise as seguintes questões: (a) o que motiva um jovem a se filiar a um partido político no atual contexto brasileiro? (b) como se dá a filiação? (c) que fatores mais contribuem para a adesão dos jovens às agremiações partidárias? (d) quais são as percepções dos jovens sobre esse processo? Em termos específicos são testadas algumas hipóteses utilizando o qui-quadrado. As conclusões mostram que o capital familiar e o capital militantes são os dois fatores que mais influenciam os jovens a se filiarem aos partidos. No primeiro caso os parentes mais próximos são os que exercem maior influência (pais e irmãos). No segundo caso destaca-se a militância nos movimentos estudantis e nos movimentos sociais.

Palavras-chave : Juventude; Partidos políticos; Juventudes partidárias; Recrutamento partidário juvenil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )