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Revista Brasileira de Ciência Política
versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884
Resumo
SALLES, Nara. Do paradoxo à competição: o lugar da dimensão programática nas disputas eleitorais. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2020, n.32, pp.93-134. Epub 21-Ago-2020. ISSN 2178-4884. https://doi.org/10.1590/0103-335220203203.
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir como diferentes estudos abordam a dimensão programática na competição eleitoral. Partindo do clássico modelo de proximidade downsiano, argumento que o autor impõe, stricto sensu, um paradoxo programático aos partidos. Porém, modelos alternativos, como a teoria da saliência da competição partidária, modelo direcional de voto e modelos de desconto e de ativismo partidário, permitem evidenciar fragilidades da contribuição downsiana. A partir de diferentes perspectivas, portanto, como motivação política, formação endógena e multidimensional de preferências, demonstro como tal paradoxo pode ser superado, reafirmando a relevância da dimensão programática enquanto componente efetivamente mobilizado nas disputas eleitorais. Por fim, apresento estudos específicos do contexto brasileiro, mostrando como essa dimensão tem ausentado-se do debate sobre competição eleitoral no Brasil.
Palavras-chave : Brasil; Competição eleitoral; Dimensão programática; Modelo de proximidade; Modelo direcional; Teoria da saliência.