SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33A ausência eloquente: ciência política brasileira, povos indígenas e o debate acadêmico canadense contemporâneoGovernabilidade e lógica de designações no Ministério Público Federal: os “procuradores políticos profissionais” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

JORGE, Vladimyr Lombardo; FARIA, Alessandra Maia Terra de  e  SILVA, Mayra Goulart da. Posicionamento dos partidos políticos brasileiros na escala esquerda-direita: dilemas metodológicos e revisão da literatura. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2020, n.33, e227686.  Epub 20-Nov-2020. ISSN 2178-4884.  https://doi.org/10.1590/0103-3352.2020.33.227686.

O presente artigo é uma nova contribuição ao debate acerca da ideologia dos partidos políticos brasileiros, formulada com o intuito de adensar a discussão metodológica sobre o tema. Com esse propósito, faremos uma revisão da bibliografia internacional acerca da metodologia elaborada pelo Comparative Manifesto Project (CMP-MARPOR) para analisar quantitativamente programas de governo, discutindo suas transformações ao longo do tempo, bem como seu processo de adaptação e expansão para a América Latina. Em seguida, iremos apresentar o índice RILE, criado para mensurar a localização de partidos políticos na escala esquerda-direita, refletindo sobre sua aplicabilidade ao contexto brasileiro, no qual a ideologia surge como resultante do processo de formação de coalizões. Por fim, demonstrando a hipótese acerca da utilidade da metodologia por nós escolhida, iremos apresentar os resultados obtidos através de sua aplicação, mapeando o posicionamento dos principais partidos políticos brasileiros e observando sua movimentação da escala ideológica ao longo de todas as eleições presidenciais realizadas no Brasil sob a égide da Constituição de 1988.

Palavras-chave : Comparative Manifesto Project; Eleições; Ideologia; Índice RILE; Partidos Políticos; Comportamento Político.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )