SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Aplicação metodológica da análise de conteúdo em pesquisas de análise de política externaA definição de res publica em Cícero: legitimidade, uso da força e constituição mista no conceito que fundou uma tradição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

MARQUES, Francisco Paulo Jamil; SANTOS, Deivison Henrique de F.; MONT’ALVERNE, Camila  e  FERRACIOLI, Paulo. A atuação do jornalismo editorial no escândalo JBS: uma análise comparativa sobre os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2020, n.33, e226562.  Epub 30-Nov-2020. ISSN 2178-4884.  https://doi.org/10.1590/0103-3352.2020.33.226562.

Este artigo examina de que modo os jornaisFolha de S. PauloeO Estado de S. Paulose posicionaram editorialmente em relação ao escândalo das gravações envolvendo o ex-presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista. Ocorpusé composto por 103 editoriais publicados entre maio e setembro de 2017 - período que compreende do dia posterior à publicação dos áudios até o encerramento do mandato do então Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. A Análise de Conteúdo quantitativa e qualitativa aponta diferenças no modo como os periódicos abordaram o escândalo: enquanto a FSP desconfia da conduta de Temer, OESP critica recorrentemente o Ministério Público Federal. Os dois jornais, porém, concordaram em preservar a agenda de reformas econômicas - o que evidencia a relevância dos editoriais para caracterizar as empresas jornalísticas como players do jogo político.

Palavras-chave : Jornalismo editorial; Jornalismo político; Editoriais; Escândalo político; Michel Temer; JBS..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )