SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Avaliação do monitoramento de notícias: a perspectiva do usuário finalCientometria: a produção científica de Haity Moussatché índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Transinformação

versão impressa ISSN 0103-3786

Resumo

ALVES, Cláudio Augusto  e  DUARTE, Emeide Nobrega. A relação entre a Ciência da Informação e a Ciência da Administração. Transinformação [online]. 2015, vol.27, n.1, pp.37-46. ISSN 0103-3786.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-37862015000100004.

Este artigo discorre sobre a saga interdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Ciência da Administração. O principal escopo dessa trama se concentra na informação, cujos atributos e propriedades se mesclam entre as duas Ciências. A sua representatividade, no âmbito da Administração, configura-se como recurso organizacional, isto é, como a base e a razão para um novo tipo de gestão - a gestão da informação. O artigo caracteriza-se como estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico. A interdisciplinaridade entre as duas áreas ocorre de maneira ampla e efetiva, pois os vários conceitos, princípios e metodologias utilizados na Ciência da Administração se mesclam também com a Ciência da Informação em uma ligação do tipo unificadora, pois utiliza conceitos de ambas as Ciências de maneira efetiva. A partir disso, pode-se constatar que a informação é um elemento comum para a construção desse corpus interdisciplinar, bem como é produto passível de administração.

Palavras-chave : Ciência da Administração; Ciência da Informação; Gestão da informação; Informação; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )