SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue53Emissões de queimadas em ecossistemas da América do SulDinâmica evolutiva em roças de caboclos amazônicos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014

Abstract

MONTEIRO, Maurílio de Abreu. Meio século de mineração industrial na Amazônia e suas implicações para o desenvolvimento regional. Estud. av. [online]. 2005, vol.19, n.53, pp. 187-207. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142005000100012.

A IMPLANTAÇÃO na Amazônia oriental brasileira, nas últimas cinco décadas, de empresas voltadas à extração e à transformação industrial de minerais acalentou, recorrentemente, em diversos e amplos segmentos sociais, expectativas de rápida industrialização regional como derivação da utilização de "vantagens comparativas" decorrentes do atendimento de demandas globais de mercadorias minerais. Todavia, as atividades mínero-metalúrgicas tiveram enormes limitações em impulsionar dinâmicas de desenvolvimento amplas e socialmente enraizadas, o que resulta, em grande medida, das trajetórias e dinâmicas de inovação tecnológica a que são vinculadas, da ambiência institucional na qual estão inseridas e da pouca importância que é requerida das especificidades sociais, culturais e ecológicas locais para garantir a competitividade da valorização pouco qualificada de recursos minerais da região.

Keywords : Amazônia; Mineração; Metalurgia; Desenvolvimento Regional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese