SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54Estratégias para evitar a perda de biodiversidade na AmazôniaA reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014

Abstract

SANTOS, Geraldo Mendes dos  and  SANTOS, Ana Carolina Mendes dos. Sustentabilidade da pesca na Amazônia. Estud. av. [online]. 2005, vol.19, n.54, pp. 165-182. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142005000200010.

NO PRESENTE trabalho é feita uma síntese dos conhecimentos sobre a atividade pesqueira na Amazônia, incluindo histórico, potencial e tipos de pesca, composição do pescado e principais entraves e estratégias de manejo adotadas. Discute-se a inter-relação da pesca com as condições do ambiente aquático e a importância da vegetação ripariana ou mata ciliar como fonte de alimento, abrigo e refúgio para os peixes. Defende-se a idéia de que o manejo dos recursos pesqueiros só será bem-sucedido e eficaz se for compartilhado por todos os atores sociais direta e indiretamente envolvidos na pesca, e não apenas os pescadores, consumidores e comerciantes de peixes. O trabalho aponta a educação ambiental como a estratégia mais importante e talvez único caminho para a real sustentabilidade da pesca e, por conseguinte, dos recursos pesqueiros amazônicos.

Keywords : pesca; Amazônia; várzea; sustentabilidade; recursos pesqueiros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese