SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56O país no futuro: aspectos metodológicos e cenáriosO futuro da democracia: cenários político-institucionais até 2022 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Resumo

CRUZ, Sebastião C. Velasco e  e  SENNES, Ricardo. O Brasil no mundo: conjecturas e cenários. Estud. av. [online]. 2006, vol.20, n.56, pp.29-42. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142006000100004.

O PRESENTE artigo resume parte dos resultados de um amplo projeto sobre o Brasil ante cenários internacionais possíveis. Adotando a postura prospectiva que informou todo esse projeto, o artigo indica algumas das linhas de força que deverão estabelecer o elo entre o sistema internacional presente e o que haverá no futuro, em um horizonte de vinte anos, destacando entre outros o papel dos EUA, da Europa e da China nesse processo. Quatro cenários são utilizados como base para a análise do caso brasileiro: Desconcentração conflituosa, Multipolaridade benigna, Unipolar consolidado e Ordem liberal cosmopolita. Considera-se aqui o Brasil como um país intermediário, afastado das áreas críticas de tensão internacional, e que, portanto, dispõe de certa margem de manobra e razoável condição para definir suas estratégias internacionais.

Palavras-chave : Relações internacionais; Cenários; Unipolaridade; Multipolaridade; Brasil; Geopolítica; Ordem internacional; Política externa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons