SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56O Brasil no mundo: conjecturas e cenáriosBrasil: o futuro da economia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Resumo

SOUZA, Amaury de  e  LAMOUNIER, Bolívar. O futuro da democracia: cenários político-institucionais até 2022. Estud. av. [online]. 2006, vol.20, n.56, pp.43-60. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142006000100005.

O PRESENTE artigo relata os resultados de um exercício de cenários políticos realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) no quadro de um projeto mais amplo patrocinado pelo Executivo federal. Os autores traçam inicialmente um cenário positivo, caracterizado por estabilidade política, aperfeiçoamento do sistema de partidos e do Legislativo, e melhores políticas sociais. Passam, em seguida, a dois cenários negativos, nos quais aqueles objetivos dificilmente serão atingidos. Dado que a ocorrência do cenário positivo provavelmente exigirá reformas políticas substanciais, os autores analisam algumas das propostas debatidas ao longo das últimas duas décadas, notadamente as que objetivam fortalecer o sistema partidário, melhorar as relações Executivo versus Legislativo e tornar o sistema como um todo mais representativo (accountable).

Palavras-chave : Democracia; Cenários político-institucionais; Método Delphi; Reforma política; Políticas públicas; Equilíbrio republicano; Fragmentação conflituosa; Democracia tutelada; Sistema eleitoral; Sistema de partidos; Sistema de governo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons