SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Resumo

AB'SABER, Aziz. O paleodeserto de Xique-Xique. Estud. av. [online]. 2006, vol.20, n.56, pp.301-308. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142006000100020.

DECORRIDO quase meio século entre a identificação do campo de dunas de Xique-Xique no médio vale inferior do São Francisco, o autor retorna ao assunto, em termos de divulgação científica, e alerta para autoridades federais e estaduais brasileiras. Utilizando imagens de satélites recentes sobre a região, identificou-se o ambiente perigoso da derruição progressiva a que o paleocampo de dunas está sujeito: lesões ao norte do frágil conjunto de dunas regionais, ampliação do uso inadequado dos pequenos vales que cruzam o paleodeserto Quaternário (Pleistoceno Superior), trilhos e anastomosadas de bode de irradiação progressiva no dorso das altas dunas fixadas por vegetação rasteira homogênea (psamobioma) e ampliação das margens ocidentais do campo de dunas a partir do piemonte da Serra do Estreito. Há outras lesões em processo que podem invalidar a pretensa revitalização do Rio São Francisco.

Palavras-chave : Campo de dunas; Processos eólicos; Paleoclimas; Psamobioma; do São Francisco [médio vale inferior]; Região de Xique-Xique; Quaternário Superior; Vegetação fixadora; Alertas [proteção].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons