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Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014

Resumo

MENESES, Adélia Bezerra de. Vermelho, verde e amarelo: tudo era uma vez. Estud. av. [online]. 2010, vol.24, n.69, pp.265-283. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142010000200017.

Os contos de fada, transmitidos de pais a filhos, pela voz, foram se constituindo num patrimônio precioso de cultura, veiculando experiência humana - e podendo significar para a criança um momento inaugural de "organização da experiência" que a literatura propicia. A proposta, aqui, é um estudo comparativo dos contos Chapeuzinho Vermelho, de Perrault, Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa, e Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, levando-se em conta que os autores brasileiros estabelecem um inevitável diálogo com o texto-matriz do século XVII. Com efeito, embora as três narrativas enfoquem a questão do crescimento da criança, são apontadas as visões diferentes que elas veiculam: 1. abordagem moralizante e pedagógica do conto de Perrault (os perigos da desobediência infantil, a questão da iniciação sexual); 2. viés metafísico do conto de Guimarães Rosa (confronto com a finitude e a morte, passagem do plano psicológico ao plano metafísico); 3. enfoque da eficácia simbólica da poesia, no conto de Chico Buarque (vitória sobre o medo infantil, mediante o poder da palavra). E tudo levando em conta o que diz Goethe, em sua Teoria das cores: "Quando o artista se deixa levar pelo sentimento, algo de colorido se anuncia".

Palavras-chave : Literatura e "organização da experiência"; Chapeuzinho Vermelho (Perrault); Fita Verde no Cabelo (Guimarães Rosa); Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque); Goethe e a psicologia das cores.

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