SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número72A educação em Cuba entre 1959 e 2010A Revolução Agrária Cubana: conquistas e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014

Resumo

LOPEZ, Margarita Quintero. A educação em Cuba: seus fundamentos e desafios. Estud. av. [online]. 2011, vol.25, n.72, pp.55-72. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142011000200006.

O artigo trata da importância da educação para qualquer nação, e para Cuba em particular, com seus fundamentos políticos, pedagógicos e sociológicos, e mostra seu comportamento nos últimos 50 anos. Para isso, são expostos os princípios que sustentam a política educativa do Estado cubano, que dão base ao Sistema Nacional de Educação (SNE), como instrumento para levar adiante a obra educativa do país. Oferece, também, uma caracterização de cada um dos subsistemas que o integram para garantir o cumprimento dos objetivos principais da educação: formar as novas gerações e todo o povo na concepção científica do mundo; desenvolver em toda sua plenitude as capacidades intelectuais, físicas e espirituais; fomentar elevados sentimentos e gostos estéticos; e converter os princípios ideológicos, políticos e morais comunistas em convicções pessoais e hábitos de conduta diária, com a participação da escola, da família e de toda a sociedade. O artigo apresenta, também, as transformações que atualmente se levam adiante no Ministério da Educação com a participação de seus diretores, docentes, estudantes e demais agentes sociais, para continuar trabalhando na elevação da qualidade de seus resultados.

Palavras-chave : Educação; Desenvolvimento; Formação integral; Valores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons