SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número72Os estudos sobre as limitações do folclore e o alcance da cultura popular tradicional em CubaAlgumas memórias do cinema cubano mais polêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014

Resumo

MESA, Sergio Chaple. A literatura cubana na época da Revolução. Estud. av. [online]. 2011, vol.25, n.72, pp.131-144. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142011000200012.

O artigo se propõe a oferecer ao leitor uma visão panorâmica do processo literário na nova época da história literária nacional inaugurada a partir de 1959, com o triunfo da Revolução Cubana. Para isso, escolhemos apresentar em ordem cronológica - dentro dos principais gêneros e modalidades literárias - as obras e figuras mais destacadas, atuantes ou aparecidas ao longo das décadas até a atualidade, dentro do contexto político, social e econômico no qual esses autores produziram e publicaram suas obras. Também, faz-se referência a alguns aspectos essenciais da política cultural, como seu início a partir das Palavras aos intelectuais, de Fidel Castro, o denominado "Quinquênio gris" ou a visão atual sobre a literatura da "diáspora". Por último, tenta-se formular uma caracterização concisa de alguns dos traços essenciais da literatura produzida na época.

Palavras-chave : Continuidade e ruptura; Política cultural; "Quinquênio gris"; Diáspora; Gerações; Identidade cultural; Caráter épico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons