SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue74Inequalities and limits should be at the core of Rio+20The trajectory of sustainability: from environmental to social, from social to economic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014

Abstract

CAVALCANTI, Clóvis. Sustentabilidade: mantra ou escolha moral? uma abordagem ecológico-econômica. Estud. av. [online]. 2012, vol.26, n.74, pp. 35-50. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142012000100004.

Qual é o tamanho ótimo da escala econômica que a natureza pode admitir? A questão requer que se esteja falando de uma situação em que a economia seja vista como subsistema do ecossistema. É assim que a economia ecológica percebe a realidade e é nessa óptica que se configura o conceito de sustentabilidade ecológica. O impacto ambiental do crescimento sobre os recursos e sumidouros da natureza tem que ser contido dentro de limites. A noção usual de sustentabilidade, porém, dá a impressão de se ter convertido numa espécie de mantra da atualidade, sem maior compromisso. Mudanças no sistema econômico são inevitáveis como forma de adaptação às restrições que o processo econômico confronta. Cabe indagar o que é que se deseja sustentar e em que escala de tempo. À sociedade cumpre escolher a mudança a se fazer: uma escolha moral.

Keywords : Sustentabilidade; Escala ótima da economia; Limites ecológicos; Modelo extrair-produzir-descartar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese