SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número87O processo de construção e desconstrução da tela de proteção social do trabalho: tempos de regressoMercado de trabalho: da euforia do ciclo expansivo e de inclusão social à frustração da recessão econômica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Resumo

SANTOS, JOSÉ ALCIDES FIGUEIREDO  e  RIBEIRO, LUIZ VICENTE FONSECA. Emprego, estratificação e desigualdade. Estud. av. [online]. 2016, vol.30, n.87, pp.89-102. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870006.

As relações entre divisão social do trabalho e estratificação social são consideradas como nexos explicativos-chave das mudanças recentes na distribuição de renda no Brasil. Destaca-se o papel das divisões de classe ao nível da estrutura do emprego, ao qual se agregam grupos de status, fatores de segmentação e credenciais educacionais. Os determinantes em questão captam alterações em dimensões socialmente organizadas da distribuição das recompensas. Constatam-se reduções nas desigualdades espaciais, setoriais e educacionais. As desigualdades de status social caem mostrando sinais contraditórios. Os condicionamentos de classe da renda se mantêm robustos, mas apresentando efeitos diferenciados e nuançados em meio às reduções na desigualdade agregada de renda.

Palavras-chave : Desigualdade; Classe; Emprego; Estratificação; Renda..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )