SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número87Projetos hidrelétricos em Santa CatarinaO papel da geografia em face da crise ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Resumo

SALATINO, ANTONIO  e  BUCKERIDGE, MARCOS. "Mas de que te serve saber botânica?". Estud. av. [online]. 2016, vol.30, n.87, pp.177-196. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870011.

Na sociedade, em geral no Ocidente, a botânica é considerada um tema enfadonho e ultrapassado da biologia. Ao contrário dos animais, as plantas despertam pouco ou nenhum interesse. Essa tendência tem sido interpretada como uma condição inerente ao ser humano, que se denominou cegueira botânica, com reflexos negativos no ensino e na pesquisa em biologia. Neste artigo, examinamos origem, características e possíveis razões para a cegueira botânica e sugerimos algumas soluções para romper a espiral do silêncio e assim superar essa limitação, dentro e fora do ensino. Entre as medidas sugeridas estão introdução de temas interdisciplinares, adoção de atividades didáticas de campo e laboratório, citação de plantas com relevante papel na história e na economia, melhoria na formação botânica de professores, atuação de mentores junto a crianças e jovens no cultivo de plantas, reforço na veiculação na mídia de matérias científicas relacionadas a plantas e a participação de sociedades científicas e de docentes para apoio no sentido de superar a cegueira botânica no Brasil.

Palavras-chave : Cegueira botânica; Ensino; Interdisciplinaridade; Mídia; Negligência botânica; Zoocentrismo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )