SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número87Lei de Cotas e a mídia brasileira: o que diria Lima Barreto?Aula Magna de Pedro Arara Karo. Arara Karo: a persistência de um povo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Resumo

COMPARATO, FÁBIO KONDER. A Escola de Governo: do berço à idade adulta. Estud. av. [online]. 2016, vol.30, n.87, pp.313-320. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870018.

A Escola de Governo foi criada em São Paulo em 1990, com o objetivo de explicar o mecanismo de funcionamento de nossas instituições políticas. Seu objetivo não é meramente teórico, mas sim prático; ou seja, colaborar para a progressiva correção dos rumos de nossa vida política, em obediência aos princípios fundamentais da República, da Democracia e do Estado de Direito. Para alcançar esse objetivo, os cursos ministrados na Escola focalizam principalmente os dois fatores estruturantes de toda sociedade política; a saber, a estrutura hierarquizada do poder e a mentalidade coletiva dominante. Procura-se mostrar que, desde sempre, tem havido uma dupla vigência do ordenamento jurídico nesse particular: por trás do direito oficial, em geral copiado do estrangeiro e praticamente inaplicado, existe efetivamente um outro direito, todo submetido aos comandos de uma oligarquia binária, composta dos potentados econômicos privados e dos grandes agentes estatais.

Palavras-chave : Educação política; Mentalidade coletiva; Direitos humanos; Estado de direito..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )