SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número89Por que não avança a avaliação ambiental estratégica no Brasil?Proposta para governança ambiental ante os dilemas socioambientais urbanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Resumo

RIBEIRO, Helena; JAIME, Patrícia Constante  e  VENTURA, Deisy. Alimentação e sustentabilidade. Estud. av. [online]. 2017, vol.31, n.89, pp.185-198. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890016.

Em todo amplo, diverso e complexo trajeto do alimento, do solo ao prato, há inúmeras interfaces com a in/sustentabilidade. O tema da alimentação e sua relação com a sustentabilidade planetária é antigo e, ao mesmo tempo, muito atual, portanto de fronteira, no sentido temporal, de vanguarda. Ao exigir olhares, investigações e soluções multidisciplinares é, também, um tema de fronteira de conhecimentos, por conta de suas múltiplas interfaces. Este ensaio, de autoria interdisciplinar, tem como objetivo pincelar um panorama e apresentar uma reflexão sobre as complexas e intrincadas questões que envolvem a alimentação, sob uma perspectiva da sustentabilidade global. Aborda, inicialmente, a produção de alimentos no campo, com crescente quimificação e ampliação de áreas para produção agropecuária. Em seguida, tece relações entre o ambiente alimentar urbano e a crescente incidência de obesidade e sobrepeso, enquanto ainda persistem populações mal alimentadas. Aborda, a seguir, o novo paradigma sobre Alimentação Saudável e finaliza por discutir o Codex Alimentarius, o corpus juris mais importante no âmbito do comércio mundial de produtos alimentares. Conclui por reafirmar que há várias dimensões da relação entre alimentação e sustentabilidade, além da ecológica.

Palavras-chave : Sistema alimentar; Sustentabilidade; Regulação de alimentos; Saúde global.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )