SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número89Alimentação e sustentabilidadePerspectivas da Gestão de Energia em âmbito municipal no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Resumo

SANTOS, Vânia Maria Nunes dos  e  BACCI, Denise de La Corte. Proposta para governança ambiental ante os dilemas socioambientais urbanos. Estud. av. [online]. 2017, vol.31, n.89, pp.199-212. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890017.

Dados a complexidade socioambiental característica da Região Metropolitana de São Paulo e os problemas e conflitos decorrentes da forma de uso e ocupação do espaço, que gerou novos dilemas, iniquidades e desigualdades sociais, como pensar no enfrentamento de questões complexas e caóticas à luz do paradigma atual de conhecimentos? Como se colocar diante desse cenário de degradação socioambiental? Como pensar no desenvolvimento de políticas públicas ambientalmente efetivas e socialmente justas? Discutiremos aqui uma proposta de governança que promove a conservação ambiental, patrimonial e a sustentabilidade local considerando as relações entre diferentes tipos de saberes, por meio do diálogo e da participação na construção de políticas públicas. Estudos realizados no Geoparque Ciclo do Ouro, em Guarulhos (SP), mostraram serem possíveis alternativas de governabilidade em sistemas complexos diante de dilemas socioambientais urbanos contemporâneos. O Geoparque como proposta de gestão e governança ambiental contribui para preservação e geração de serviços ecossistêmicos com implicações diretas para o lugar e, consequentemente, para o seu entorno.

Palavras-chave : Dilemas socioambientais; Aprendizagem social; Geoparque; Governança ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )