SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número89Maldição sobre São Paulo: Breve crônica sobre o Tietê metropolitanoHistórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Resumo

PAMPLONA, João Batista  e  CACCIAMALI, Maria Cristina. O paradoxo da abundância: recursos naturais e desenvolvimento na América Latina. Estud. av. [online]. 2017, vol.31, n.89, pp.251-270. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890020.

O objetivo geral deste artigo é identificar e interpretar potencialidades e riscos da maior concentração da estrutura produtiva em setores intensivos em recursos naturais. Como objetivo mais específico, procura-se verificar se as condições atuais da economia global criaram oportunidades para uma estratégia de desenvolvimento baseada em recursos naturais para os países da América Latina. A presença global da China, a revolução das TIC e a globalização consolidaram um quadro de mudanças que podem redefinir as possibilidades da estrutura produtiva baseada em recursos naturais. Os países da região devem se preparar para fugir das armadilhas que afetaram países produtores de commodities no passado. Um ponto central da questão do desenvolvimento baseado em recursos naturais diz respeito ao desafio colocado para as instituições e principalmente para o Estado.

Palavras-chave : Desenvolvimento econômico e recursos naturais; Maldição dos recursos naturais; Recursos naturais e América Latina; Estratégias de desenvolvimento econômico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )