SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número91O rio, a inundação e a cidade A várzea do Tietê como situação críticaMal-estar na literatura brasileira contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Resumo

SILVA JUNIOR, Nelson da. Um ponto cego de O Mal-estar na Cultura: a Ciência na era da Instalação. Estud. av. [online]. 2017, vol.31, n.91, pp.173-192. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.3191014.

O objetivo deste artigo é demonstrar que a chave conceitual do diagnóstico freudiano do Mal-estar na cultura é incapaz de apreender a alteração do lugar e do funcionamento social da ciência na cultura. A razão disso é considerada residir em sua concepção de ciência, supostamente a única forma de discurso capaz de garantir uma relação não ilusória e infantilizada com as fraquezas humanas. Tal concepção de ciência é incapaz de apreender sua assimilação pela técnica, tal como Heidegger formula em seu texto Sobre a técnica. Como exemplo dessa assimilação, realizo uma análise da alteração recente da epistemologia psiquiátrica e de sua assimilação pelas técnicas do marketing, assim como seus efeitos subjetivos desses novos modos de nomeação do sofrimento. Na conclusão, discuto a impotência crítica da concepção freudiana de ciência diante dessa assimilação e os diferentes sentidos de verdade em jogo.

Palavras-chave : Patologias do social; Metapsicologia; Instalação; Ciência; Técnica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )