Acessibilidade / Reportar erro

De "Resíduo" a "Caso do vestido": formas da memória entre o contemporâneo e o arcaico1 1 A primeira versão deste ensaio foi apresentada no evento "Poetry, War, and Citizenship: 70th Anniversary of Carlos Drummond de Andrade's A rosa do povo", ocorrido na Princeton University e na Universidade de São Paulo, em 2015. O ensaio aqui publicado incorpora desdobramentos sugeridos pela hipótese inicial.

Resumo

Apesar da diversidade de assuntos e soluções formais, os poemas que compõem A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, reúnem-se sob a temática da guerra. Nesse contexto, chama atenção a sequência, na ordem da obra, entre os poemas "Resíduo" e "Caso do vestido" que, além de antagônicos em termos formais, parecem afastar-se da temática central. No entanto, apesar das diferenças, observa-se que ambos têm em comum a temática da memória e da crise da narrativa. Este estudo procura analisar a relação entre a memória e a perda da capacidade de narrar sob o pano de fundo da guerra articulado às especificidades do contexto local.

Palavras-chave:
Carlos Drummond de Andrade; A rosa do povo; Lírica de guerra; Crise da narrativa

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br