SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue93Prefácio para a reedição de Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Abstract

SILVA, Franklin Leopoldo e. Limites e possibilidades do ensino de filosofia. Estud. av. [online]. 2018, vol.32, n.93, pp.7-12. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-4014.20180026.

Trata-se de examinar a questão das perspectivas e possibilidades de vida que a educação pode oferecer aos jovens de hoje, que vivem num mundo fragmentado em que as desilusões e as decepções podem se tornar, a todo momento, a tônica da existência. O caminho para uma reintegração ética e política passa pela formação da consciência crítica que venha a contestar o presente e a resistir a um futuro determinado pela alienação. A filosofia tem como levar a um enfrentamento dos riscos sociais e históricos, de modo a que os indivíduos não submerjam na decomposição existencial, ética e política que nos ameaça.

Keywords : Educação; Emancipação; Consciência crítica; Formação; Significação ética e resistência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )