SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue93A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educaçãoOs preteridos e os preferidos: sinal dos tempos da educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Abstract

SACRINI, Marcus  and  MARCO, Valéria De. Reflexões sobre o aprendizado formal em Humanidades com base no projeto “Práticas de leitura e escrita acadêmicas”. Estud. av. [online]. 2018, vol.32, n.93, pp.43-62. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-4014.20180029.

O artigo apresenta o histórico e as principais características de uma disciplina de graduação com estrutura interdisciplinar - Práticas de leitura e escrita acadêmicas -, cujo projeto foi elaborado em 2014, vem sendo desenvolvido e ampliado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, desde 2015, com o engajamento de crescente número de professores, alunos e monitores. Dado seu caráter inusual, a disciplina convoca seus participantes a um processo contínuo de avaliação, de reflexão e sucessivas transformações. Este texto destina-se a um balanço do “estado da questão”, pois a experiência coletiva acumulada ao longo de seis semestres permite, cremos, apontar o potencial inovador do projeto no que tange a dois dos constituintes centrais do processo de aprendizado formal, a saber, formas privilegiadas de interação entre corpo docente e discente e procedimentos de organização do conhecimento por parte dos estudantes.

Keywords : Ensino e aprendizado; Humanidades; Leitura; Escrita; Fichamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )