SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue93Reflexões sobre o aprendizado formal em Humanidades com base no projeto “Práticas de leitura e escrita acadêmicas”Autobiografias do começo de uma aula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Abstract

DONATO, AUSONIA  and  CERQUEIRA, MONIQUE BORBA. Os preteridos e os preferidos: sinal dos tempos da educação. Estud. av. [online]. 2018, vol.32, n.93, pp.63-75. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-4014.20180030.

Um cenário de grave inconsistência atinge os níveis educacionais brasileiros. É preciso investir na infraestrutura educacional, na carreira do professor, nos mecanismos de controle social, incentivando a participação das famílias e comunidade. Mas é fundamental dar centralidade aos aspectos éticos, políticos e pedagógicos capazes de favorecer a liberdade de ensinar e aprender, concorrendo para uma política efetiva de transformação do sujeito.

Keywords : Processo educacional; Ética; Liberdade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )