SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue93Os preteridos e os preferidos: sinal dos tempos da educaçãoLeitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Abstract

NATALI, Marcos. Autobiografias do começo de uma aula. Estud. av. [online]. 2018, vol.32, n.93, pp.77-92. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-4014.20180031.

O texto ensaia uma reflexão sobre a sala de aula, passando por questões como o início da aula, a relação entre o programa e o improviso, o lugar da explicação no ensino e o problema do endereçamento e da solidão na aula. Trata-se da versão revisada de dois blocos do Memorial Acadêmico submetido em junho de 2016 ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo, como parte de um concurso para a Livre-Docência. Outra parte do texto, identificada, foi apresentada no início da disciplina de pós-graduação “Questões de literatura e ética” no primeiro semestre de 2016 na USP.

Keywords : Sala de aula; Autobiografia; Memorial acadêmico; Segredo; Solidão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )