SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue93Autobiografias do começo de uma aulaÀ margem - experiências de literatura com pessoas encarceradas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Abstract

REZENDE, Neide Luzia de. Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas. Estud. av. [online]. 2018, vol.32, n.93, pp.93-105. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-4014.20180032.

Observa-se que a leitura literária é reconhecidamente objeto de ensino nas escolas, enquanto a escrita literária encontra-se ausente. Diante desse cenário, descortinado por pesquisas da área de Educação e relatórios de estágio, busca-se refletir como a dimensão do leitor pode alimentar o trabalho de autor, supondo-se que a introjeção de um interlocutor poderia transformar e potencializar a escrita de textos com intenção artística. Têm-se em perspectiva as culturas juvenis contemporâneas e as práticas sociais de leitura e escrita de jovens que podem - e devem - ser apropriadas pela escola para transformar as práticas escolares.

Keywords : Leitura literária; Escrita literária; Ensino Básico; Autor-leitor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )