SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue93O latim e o grego em uma escola municipal de Ensino FundamentalEnsino de História e seus conteúdos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Abstract

BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estud. av. [online]. 2018, vol.32, n.93, pp.127-149. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-4014.20180035.

O texto apresenta o percurso do ensino de História no Brasil a partir de sua inserção nos currículos das Humanidades propostas para uma educação escolar nos países católicos ocidentais. A trajetória da História como disciplina escolar é apresentada em meio aos confrontos sobre seus objetivos para a formação de uma elite política e econômica caracterizada por uma prática de exclusão dos diferentes grupos sociais dos sistemas de ensino dos séculos XIX ao XXI. O ensino de História é apresentado pelas determinações das políticas educacionais e práticas dos professores no processo de criação de conteúdos e métodos nos currículos das Humanidades clássicas ao científico pelo qual constituíram conceitos de História da Civilização, História Sagrada, História do Brasil, História das Sociedades.

Keywords : Currículo; Ensino de História; Humanidades clássicas; Humanidades científicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )