SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue93Reflexões sobre o ensino de HistóriaO ensino de Geografia como prática espacial de significação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Abstract

FERNANDES, Antonia Terra de Calazans. Ensino de História e seus conteúdos. Estud. av. [online]. 2018, vol.32, n.93, pp.151-173. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-4014.20180036.

A partir da consideração de que hoje em dia são muitas as solicitações do que os estudantes devem aprender no ensino de História na escola para dar conta das problemáticas contemporâneas, este artigo procura questionar quais foram as preocupações de outras épocas no ensino de História, fazendo o recorte de determinados temas, como a história dos povos indígena e afro-brasileiros. A intenção é apresentar, a partir de fontes disponíveis, sem esgotá-las, como a legislação e os livros didáticos, quais conteúdos estavam sendo ensinados, quais mudanças e permanência ocorreram em longa temporalidade, sem a pretensão de explorar, nesse momento, os contextos dos fundamentos de tais escolhas.

Keywords : Ensino de História; Livro didático; História indígena; História afro-brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )