SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número95Técnicas de coaching de bem-estar na mudança do estilo de vida no sistema público de saúde(In)eficácia do Princípio de Precaução no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Resumo

LACEY, HUGH. Adoção de medidas de precaução diante dos riscos no uso das inovações tecnocientíficas. Estud. av. [online]. 2019, vol.33, n.95, pp.245-258. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3395.0016.

Identifico medidas de precaução que devem ser adotadas para prevenir ou reduzir o risco dos efeitos danosos possivelmente ocasionados pelos usos das inovações científicas. Meu argumento se vale em especial de situações em que há incerteza a respeito dos riscos envolvidos. Sustenta que medidas eticamente adequadas precisam ser informadas pelos resultados das pesquisas científicas empreendidas (sob as estratégias metodológicas apropriadas) com o fim de identificar, tanto quanto possível, os efeitos danosos possíveis e a variedade dos mecanismos que levem à sua efetiva ocorrência, bem como as condições em que eles atualmente ocorreriam, e com qual magnitude e probabilidade, bem como descobrir como prevenir a ocorrência deles ou reduzir o seu impacto a níveis aceitáveis por meio de regulamentos apropriadamente fiscalizados. Assim, ao final, discuto as responsabilidades dos cientistas e suas instituições na condução da pesquisa necessária para informar as medidas de precaução.

Palavras-chave : Princípio de Precaução; Riscos; Responsabilidades dos cientistas; Estratégias metodológicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )