Acessibilidade / Reportar erro

Lima Barreto e a escrita de si1 1 Este ensaio não pretende trazer, de maneira exaustiva, nem a biografia de Lima Barreto, nem, muito menos, sua produção literária completa do escrito. Seu objetivo é, antes, explorar momentos em que vida e a obra do autor dialogam e se comportam como “escritas de si”, usando o famoso conceito de Michel Foucault. Escrevi um livro mais completo sobre o escritor chamado Lima Barreto triste visionário (Schwarcz, 2013).

resumo

O presente artigo pretende explorar de que maneira a escrita de Lima Barreto volta-se sempre sobre sua pessoa, assim como o escritor ficcionaliza sua própria vida. Lima está presente, de alguma maneira, em todos os seus personagens, assim como o Brasil que conheceu, e desgostou, acaba servindo de combustível para a narrativa do literato. Mas, mesmo assim, Lima não era bom etnógrafo de seu tempo. Sua literatura, ao mesmo tempo que espelha, também cria o contexto que o viu nascer.

palavras-chaves:
Lima Barreto; Literatura; Escrita de si; Primeira República

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br