SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue49Family and school in the socialization of girls author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

BRANDAO, Zaia. A produção das elites escolares: escolas, famílias e cultura. Cad. CRH [online]. 2007, vol.20, n.49, pp. 15-22. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792007000100002.

Este artigo sintetiza os resultados de um survey desenvolvido junto a nove escolas de prestígio na cidade do Rio de Janeiro. Dentre elas, encontram-se escolas confessionais, bilíngües, públicas e "alternativas" expressão utilizada nos anos 60 para representar projetos pedagógicos inovadores que enfatizavam a liberdade e autonomia na formação dos estudantes. O material empírico que produzimos oferece um panorama a respeito das práticas familiares e escolares que se retroalimentam na produção de trajetórias institucionais bem sucedidas, por parte da maioria dos jovens que ingressam e permanecem nessas escolas. Trata-se de um processo de conversão e reconversão de capitais (cultural, econômico, social, simbólico, escolar…) bastante consistente com a hipótese de uma "circularidade virtuosa", ou seja, de uma otimização dos processos de construção da qualidade de ensino, nas instituições investigadas.

Keywords : trajetórias institucionais; qualidade do ensino; escolas de prestígio; capital social.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese