SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue49Family and school in the socialization of girls author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

BRANDAO, Zaia. A produção das elites escolares: escolas, famílias e cultura. Cad. CRH [online]. 2007, vol.20, n.49, pp.15-22. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792007000100002.

Este artigo sintetiza os resultados de um survey desenvolvido junto a nove escolas de prestígio na cidade do Rio de Janeiro. Dentre elas, encontram-se escolas confessionais, bilíngües, públicas e "alternativas" expressão utilizada nos anos 60 para representar projetos pedagógicos inovadores que enfatizavam a liberdade e autonomia na formação dos estudantes. O material empírico que produzimos oferece um panorama a respeito das práticas familiares e escolares que se retroalimentam na produção de trajetórias institucionais bem sucedidas, por parte da maioria dos jovens que ingressam e permanecem nessas escolas. Trata-se de um processo de conversão e reconversão de capitais (cultural, econômico, social, simbólico, escolar…) bastante consistente com a hipótese de uma "circularidade virtuosa", ou seja, de uma otimização dos processos de construção da qualidade de ensino, nas instituições investigadas.

Keywords : trajetórias institucionais; qualidade do ensino; escolas de prestígio; capital social.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License