SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue49What counts as merit in the process of pré-selection of managers and executives in BrazilYouth, work, education: are young people Brazil's future? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de. Escola e Organização Não Governamental: educação formal e não-formal de jovens da periferia de Fortaleza. Cad. CRH [online]. 2007, vol.20, n.49, pp. 77-94. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792007000100007.

Freqüentar uma ONG para ter acesso a atividades educativas destinadas a complementar a formação proporcionada pela escola formal passou a ser uma realidade na vida de muitos jovens desfavorecidos do Brasil, a partir dos anos 90, quando a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente fez surgir grande número de projetos sociais destinados a garantir os direitos de cidadania de crianças e adolescentes consideradas em situação de risco ou vulnerabilidade social. A partir da reconstituição das trajetórias de sete jovens egressos da Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (EDISCA), ONG que realiza trabalho de arte-educação com crianças e adolescentes da periferia de Fortaleza, objetivando ampliar-lhes as possibilidades de inserção social, o trabalho analisa as repercussões dessa experiência educativa na vida escolar desses jovens, buscando perceber como as relações de complementaridade e "concorrência", verificadas entre a ONG e a escola formal, repercutiram na formação dos jovens da periferia, sobretudo no que se refere à construção de novas perspectivas de inserção social e profissional.

Keywords : ONG; educação não-formal; juventude; trajetórias.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese