SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50Recovering the "social issue": the methodological theoretical context of the debate and the cuban experienceConsequences of the residential segregation to Public Policies: the case of the basic health service in São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

BORGES, Ângela  and  KRAYCHET, Elsa Sousa. Mercado de trabalho e pobreza: discurso e evidências na trajetória brasileira recente. Cad. CRH [online]. 2007, vol.20, n.50, pp. 231-243. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792007000200004.

O artigo discute a redefinição da origem da pobreza e a forma de administrá-la a partir da virada dos anos 80 para os anos 90 do século XX, tomando como exemplo o caso brasileiro. Resgata as abordagens dominantes que enfatizavam as causas estruturais da pobreza a partir da dinâmica do mercado de trabalho até a crise do fordismo e centra-se na nova matriz discursiva sobre a pobreza dos anos 90, que encontra no Banco Mundial a sua formulação mais paradigmática. Nessa visão, o centro do debate sobre a origem da pobreza e sobre as estratégias para o seu enfrentamento é deslocado para os indivíduos e seus déficit, retirando de cena questões estruturais relativas à relação capital x trabalho e, em especial, ao mercado de trabalho e enfatizando a descrição da situação dos pobres e a mensuração da pobreza, essenciais para a formulação de políticas focalizadas na administração da pobreza. Sustenta sua crítica a partir da análise de informações comparativas relativas ao funcionamento do mercado de trabalho nos anos do desenvolvimentismo e no período mais recente.

Keywords : trabalho; mercado de trabalho; pobreza; Banco Mundial; Brasil.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese