SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50From War to Peace: the of a birth social actor in the context of the urban "new poverty" in Salvador/BahiaLiving with death: the processing of dying in the modern society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

MOCELIN, Daniel Gustavo. Qualidade do emprego nas telecomunicações pós-privatização. Cad. CRH [online]. 2007, vol.20, n.50, pp. 299-318. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792007000200008.

O artigo propõe uma reflexão sobre a qualidade do emprego nas atividades de telecomunicações, que, no Brasil, passaram por recente processo de privatização, caracterizando um novo cenário empresarial, marcado por inovações tecnológicas, expansão comercial e competição de mercado. Frente ao novo perfil assumido pelo setor de telecomunicações, pergunta-se qual a situação da qualidade do emprego nas telecomunicações, quase uma década após a privatização. No ensaio, foi realizada uma abordagem longitudinal sobre a evolução das condições de emprego nas telecomunicações, no período entre 1994 e 2004, e uma análise comparativa entre as condições de emprego nas telecomunicações e no contexto mais amplo em que estão inseridas, a fim de estabelecer algumas reflexões sobre a qualidade do emprego para o cenário empresarial, constituído após a privatização. Para isso, são analisados alguns aspectos concernentes à qualidade do emprego, tais como o comportamento de dimensões como remuneração, tempo de emprego, jornada de trabalho, tipo de contrato de trabalho, escolarização dos empregados e inserção das mulheres, bem como alguns contrastes entre as atividades de telecomunicações e seu contexto mais amplo, o mercado de trabalho do setor de serviços e o mercado de trabalho do Brasil em seu conjunto. A análise da situação do emprego na atividade de telecomunicações baseia-se nos dados disponíveis na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil (MTE).

Keywords : emprego; qualidade do emprego; reestruturação do setor de telecomunicações; privatização do setor de telecomunicações; inovações tecnológicas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese