SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50Quality of employment in the telecommunications post-privatizationThe Catholic Church and the Rural Social Movements: the Liberation Theology and the Movement of the Landless Rural Workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

MATTEDI, Marcos Antonio  and  PEREIRA, Ana Paula. Vivendo com a morte: o processamento do morrer na sociedade moderna. Cad. CRH [online]. 2007, vol.20, n.50, pp. 319-330. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792007000200009.

O texto trata do processamento da morte na sociedade moderna; objetiva problematizar as estratégias psicossociais empregadas na sociedade moderna para conviver com a morte. Argumenta-se que a forma como a morte é processada socialmente na sociedade moderna é uma conseqüência de como nos relacionamos com a vida. Partindo do exame das contribuições de Philippe Ariès e Norbert Elias e nos conceitos de individualização formulado por Ulrich Beck e segregação da experiência proposto por Anthony Giddens, procuramos demonstrar que quanto menos problemática se torna a morte socialmente, mais angustiante se torna seu processamento para o indivíduo. Para desenvolver este argumento e mostrar como é segregada a experiência de morte, aplicamos a noção de ator-rede que permite a interpretação da justaposição de atores heterogêneos no processamento da morte.

Keywords : morte; processamento do morrer; segregação da morte; ator-rede; sociedade moderna.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese