SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue54Social movements and democracy: the two sides of the "borders"The study of social movements and the political left in latin america author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

ESPINEIRA, Maria Victória  and  TEIXEIRA, Helder. Democracia, movimentos sociais e nivelamento intelectual: considerações sobre a ampliação da participação política. Cad. CRH [online]. 2008, vol.21, n.54, pp. 477-492. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792008000300005.

Este artigo tem por tema a questão da legitimidade democrática sublinhando, para tanto, os limites da democracia representativa e as potencialidades represadas dentro do espectro político atual brasileiro da ação individual e coletiva, suplantando o viés quantitativo que predomina nas análises sobre o processo democrático no Brasil. Para além das variáveis tradicionalmente assentadas na tríade voto, partidos políticos e eleições, o artigo procura demonstrar que a democracia eleitoral brasileira ainda não consolidou uma cultura política democrática, na medida em que vem solidificando um plano de diferenciação entre representantes e representados, decorrente de mandatos cada vez mais imperativos e menos afeitos ao controle e à participação dos representados. Pesquisas quantitativas, fontes primárias, secundárias e a análise de movimentos sociais recentes no cenário nacional permitiram construir a hipótese aqui trabalhada de que o processo eleitoral, por si mesmo, não responde pela construção e consolidação de uma democracia plural e participativa.

Keywords : democracia; representação; movimentos sociais; esfera pública; accountability.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese