SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue54Social cohesion and rural evasion in rural encampments in the south of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

ALTMANN, Eliska. Olhares da recepção, a crítica cinematográfica em dois tempos. Cad. CRH [online]. 2008, vol.21, n.54, pp. 611-622. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792008000300013.

Com base em proposições da teoria da recepção, no campo da sociologia da cultura, o artigo discute o papel da crítica cinematográfica a partir de duas posições: a que defende o "cinema de autor" e a que se enquadra em um suposto "fim" da função crítica. O persistente debate a opor cinema (requintado) de arte ou de autor ao (fácil) industrial e massivo parece tão antigo quanto o próprio cinema e acaba por reduzi-lo à mera oposição "arte versus indústria". Essa, por sua vez, parece ainda hoje um argumento medular no campo da crítica. A complexificação do pensar cinematográfico e artístico implica um deslocamento de sua recepção e, por conseguinte, de sua sociologia. Nesse sentido, pretende-se debater as possíveis relocalizações de conceitos, como os que circunscrevem o cinema em termos de "alto" versus "baixo" e "educado" versus "vulgar".

Keywords : crítica cinematográfica; sociologia da cultura; teoria da recepção.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese