SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue54Social cohesion and rural evasion in rural encampments in the south of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

On-line version ISSN 1983-8239

Abstract

ALTMANN, Eliska. Olhares da recepção, a crítica cinematográfica em dois tempos. Cad. CRH [online]. 2008, vol.21, n.54, pp. 611-622. ISSN 1983-8239.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792008000300013.

Com base em proposições da teoria da recepção, no campo da sociologia da cultura, o artigo discute o papel da crítica cinematográfica a partir de duas posições: a que defende o "cinema de autor" e a que se enquadra em um suposto "fim" da função crítica. O persistente debate a opor cinema (requintado) de arte ou de autor ao (fácil) industrial e massivo parece tão antigo quanto o próprio cinema e acaba por reduzi-lo à mera oposição "arte versus indústria". Essa, por sua vez, parece ainda hoje um argumento medular no campo da crítica. A complexificação do pensar cinematográfico e artístico implica um deslocamento de sua recepção e, por conseguinte, de sua sociologia. Nesse sentido, pretende-se debater as possíveis relocalizações de conceitos, como os que circunscrevem o cinema em termos de "alto" versus "baixo" e "educado" versus "vulgar".

Keywords : crítica cinematográfica; sociologia da cultura; teoria da recepção.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License