SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número55Construindo hegemonia: democracia e livre mercado (atuação do NED e do CIPE na América Latina)Finanças, consumo e circuitos da economia urbana na cidade de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Caderno CRH

versão On-line ISSN 1983-8239

Resumo

FIX, Mariana. Uma ponte para a especulação: ou a arte da renda na montagem de uma "cidade global". Cad. CRH [online]. 2009, vol.22, n.55, pp. 41-64. ISSN 1983-8239.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792009000100003.

Este artigo analisa conflitos e articulações por trás da transformação de uma antiga área alagadiça, as várzeas do rio Pinheiros, em uma das regiões mais valorizadas de São Paulo e, atualmente, sua fachada globalizada. O texto discute, particularmente, os nexos que se constituem, nas últimas décadas, entre a financeirização global da economia e os arranjos específicos que se configuram em São Paulo; entre mecanismos supostamente avançados - como operações urbanas, Cepacs e fundos de investimento imobiliário - e formas típicas de acumulação primitiva, nas quais força, fraude, opressão e pilhagem são exibidas de modo recorrente; entre "a cidade própria" das elites e a cidade dita clandestina, que ocupa beiras de córrego, encostas de morros, margens de represas. Tomo como referência três ícones dessa paisagem urbana: uma ponte estaiada, imagem-síntese da cenografia da "nova cidade"; um gigantesco emprendimento murado, que mescla residência, comércio de luxo e escritórios; e um complexo empresarial com torres de escritório e hotel, interligados por um shopping subterrâneo.

Palavras-chave : globalização; financeirização; imóveis; São Paulo; cidade global.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português (pdf) Português (epdf)