SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue57Demographic component of the information system of the attention to indigenous health, Dsei-Xavánte, Mato Grosso, BrazilWealth and inequalities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

TEIXEIRA, Pery; MAINBOURG, Evelyne Marie Therese  and  BRASIL, Marília. Migração do povo indígena Sateré-Mawé em dois contextos urbanos distintos na Amazônia. Cad. CRH [online]. 2009, vol.22, n.57, pp. 531-546. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792009000300008.

Partindo de informações levantadas em duas pesquisas de campo - uma censitária e outra amostral - referentes a distintas áreas urbanas do estado do Amazonas, este trabalho procura fornecer subsídios para a compreensão da migração indígena com destino urbano na Amazônia, com enfoque principal no povo indígena Sateré-Mawé. Trata-se de um estudo comparativo entre características migratórias dos Sateré-Mawé residentes em Manaus, capital do estado do Amazonas, e os que moram nas cidades próximas às terras indígenas de origem daquele povo, no leste do estado. Apesar da semelhança de algumas das características do processo migratório nos dois contextos - motivados pela procura de trabalho e por oportunidades de educação -, observa-se diferenciação na importância dessas causas em cada contexto, além de ocorrerem distinções na faixa etária e na distribuição por sexo dos migrantes.

Keywords : migração de povos indígenas; Sateré-Mawé; demografia de povos indígenas; índios.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese