SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue57Conflitivity and modernity: an minimalist ethics for conflict resolution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

SILVA, Sylvio Bandeira de Mello e; SILVA, Barbara-Christine Nentwig  and  SILVA, Maina Pirajá. Organização social e indicadores socioeconômicos no Brasil: um estudo exploratório. Cad. CRH [online]. 2009, vol.22, n.57, pp. 617-633. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792009000300013.

O trabalho tem como objetivo analisar a distribuição espacial das organizações sociais no Brasil e correlacionar esses resultados com dados socioeconômicos. Como indicadores das organizações sociais que exercem funções na sociedade, foram tomadas as informações do IBGE sobre as fundações privadas e associações sem fins lucrativos. Já os indicadores socioeconômicos são os seguintes: Índice dos desequilíbrios regionais de Williamson, PIB per capita, Índice de desenvolvimento humano (IDH), Índice de Gini, Taxa de mortalidade infantil, Esperança de vida ao nascer e Média de anos de estudo (20 a 24 anos). Os resultados, após o emprego de uma metodologia de análise estatística e cartográfica em diferentes escalas do território nacional, indicam uma variedade de situações, mas é possível afirmar que, para os estados com melhor relação entre habitantes por organizações sociais, existe uma correlação significativa com melhores indicadores econômico-sociais. Assim, há relevância dos resultados para o entendimento da diversidade geográfica brasileira.

Keywords : organização social; capital social; indicadores socioeconômicos; desenvolvimento; Brasil.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese