SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue58The visit of Robert Park to Brazil, the "marginal man" and bahia as a laboratory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

IVO, Anete B. L.. Questão social e questão urbana: laços imperfeitos. Cad. CRH [online]. 2010, vol.23, n.58, pp. 17-33. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792010000100002.

O artigo discute a relação problemática entre questão urbana e questão social, desde os estudos clássicos aos dilemas contemporâneos. Recorrendo a autores franceses, este ensaio tematiza a crise das cidades como a expressão aguda da questão social contemporânea. Apresenta a passagem das abordagens clássicas de classe social sobre a estruturação urbana, que orientaram os estudos urbanos dos anos 60-70; as desregulações dos anos noventa, que produziram processos de dessocialização social; e o paradoxo da visão gerencialista da cidade, afastada da dimensão de redistribuição do Estado social. Analisa a polarização urbana através das noções de exclusão, da underclass e da periferização nas cidades e conclui mostrando como o território questiona o Estado e a sociedade através de uma cultura da violência urbana cotidiana. Ao final, esclarece que o desafio não se restringe às relações mercantis, ou a uma política da ordem, mas diz respeito à política e às condições de a "cidade" produzir "sociedade".

Keywords : questão urbana; questão social; segregação urbana; pobreza; conflitos sociais.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese