SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue59Pulsations in the heart of the city: scenarios for intervention in contemporary urban centers"Urban violence", public safety and slums: the case of Rio de Janeiro today author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

GOHN, Maria da Glória. Morumbi: o contraditório bairro-região de São Paulo. Cad. CRH [online]. 2010, vol.23, n.59, pp. 267-281. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792010000200005.

O trabalho apresenta um estudo sobre o processo de urbanização em São Paulo em um de seus bairros mais contraditórios: o Morumbi. Na atualidade, a região do Morumbi abriga a segunda maior favela de São Paulo, Paraisópolis, a quinta do Brasil e a quarta da América Latina. Dada a complexidade do bairro-região em termos socioeconômicos, políticos, culturais e ambientais, neste artigo, os dados são analisados segundo dois movimentos articulados. O primeiro, mais geral, retrata o cenário de suas paisagens, as mudanças ao longo dos últimos 30 anos, tanto no que se refere à verticalização de moradias para as camadas altas e médias da população, como a criação de polos de consumo de luxo e modernas torres empresariais. O segundo movimento retrata a expansão e o crescimento de suas favelas, analisando a sociabilidade existente nas associações de moradores de Paraisópolis e os principais projetos sociais que lá são desenvolvidos.

Keywords : Associativismo civil; requalificação urbana metropolitana; projetos sociais em áreas pobres; Morumbi e Favela Paraisópolis; São Paulo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese