SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue59Morumbi: the contradictory region-neighborhood of São PauloMetropolitan transformations: São Paulo and Salvador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

SILVA, Luiz Antonio Machado da. "Violência urbana", segurança pública e favelas: o caso do Rio de Janeiro atual. Cad. CRH [online]. 2010, vol.23, n.59, pp. 283-300. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792010000200006.

O artigo propõe uma descrição empírica da produção da linguagem da violência urbana (entendida como uma prática organizada, uma gramática) e das respectivas implicações sobre a ordem pública. Dois conjuntos de questões são abordados e relacionados: a) as relações entre violência urbana, rotinas e organização das relações sociais na cidade; b) o impacto da mudança no debate a respeito das políticas relativas à ordem pública sobre as formas atuais da criminalização e segregação territorial da pobreza, discutindo o estatuto das favelas como dispositivo exemplar desse processo. O texto pretende preservar as particularidades locais segundo as quais essas duas ordens de questões se apresentam como experiências vividas, de modo que o foco central de atenção é o caso singular do Rio de Janeiro.

Keywords : violência urbana; sociabilidade violenta; ordem pública; atividade policial; favela; segregação urbana; criminalização da pobreza; rotina.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese