SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue59Did unionism leave the crisis behind?: a new round of strikes in the 2000sIs the consensus on social policies in Latin America the denial of democracy? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno CRH

Print version ISSN 0103-4979

Abstract

RAMALHO, José Ricardo  and  RODRIGUES, Iram Jácome. Sindicato, crise econômica e estratégias regionais novas dimensões da participação política no ABC Paulista. Cad. CRH [online]. 2010, vol.23, n.59, pp. 339-351. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792010000200009.

A proposta do artigo é discutir, a partir do caso do ABC paulista, as estratégias sindicais criadas em contextos de crise econômica, e analisar os mecanismos de mobilização acionados para propor alternativas político-institucionais em âmbito regional, com o objetivo de proteger e estimular a criação de empregos e enfrentar os efeitos sociais das demissões de trabalhadores. A hipótese principal é a de que a ação de sindicatos com tradição de luta trabalhista, densidade institucional e acúmulo político regional e nacional, com canais de interlocução ativos com governos municipais, estaduais e nacionais e com poder de mobilização de suas categorias, acabam por desempenhar um papel decisivo e, de certa forma, inovador, na formulação de novos mecanismos institucionais para discutir estratégias políticas de enfrentamento das dificuldades impostas às regiões e localidades, passando a exercer influência nas novas concepções construídas em situações de crise econômica regional.

Keywords : crise econômica; sindicato; territórios produtivos; região do ABC-Brasil.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese