SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número60Mandato policial na prática: tomando decisões nas ruas de João PessoaGovernmentality and police authority: the articulation of a dual model of policing in Buenos Aires, 2004-2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

ADANG, Otto M.J.. Mantenimiento del orden público: teoría, práctica y educación del policiamiento de los campeonatos europeos de fútbol de 2000 y 2004. Cad. CRH [online]. 2010, vol.23, n.60, pp.475-486. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792010000300003.

As forças policiais diferenciam-se nos métodos de intervenção que utilizam para manter a lei e a ordem em grandes eventos que põem em perigo a ordem pública, a exemplo das partidas de futebol de alto risco e de certas manifestações públicas. Tradicionalmente, a ênfase no treinamento e desempenho policiais se coloca nas táticas de controle antidistúrbios e no uso de armas não letais, incluindo desde o cassetete e os produtos químicos até os canhões de água e as balas de borracha. A maior parte dos estudos geralmente deixam de lado a perspectiva policial e ignoram o fato de que os acontecimentos da ordem pública são processos intergrupais e uma consequência de interações em desenvolvimento. Neste artigo, apresentam-se os resultados de algumas pesquisas empíricas sobre a atuação da polícia na manutenção da ordem pública, que colocam em questão as perspectivas tradicionais do comportamento das massas.

Palavras-chave : ordem pública; policiamento de futebol jogos; táticas antimotim; a dinâmica das multidões; controle de multidões.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons