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Cidade e espaço público: política de revitalização urbana em Belo Horizonte

Ville et espace publique: centres commerciaux populaires a Belo Horizonte

City and public space: popular malls in Belo Horizonte

Este artigo objetiva discutir se, e em que medida, a construção dos shoppings populares - uma das ações do programa Centro Vivo¹ - que objetivou retirar os camelôs das ruas do Hipercentro de Belo Horizonte, contribuiu para a maximização do uso mais heterogêneo desses espaços. Para tanto, o texto será dividido em quatro tópicos. No primeiro, far-se-á um histórico da presença dos vendedores ambulantes em Belo Horizonte, com o intuito de situá-los no tempo e, ao mesmo tempo, refletir sobre sua apropriação do centro da cidade, mais recentemente. No segundo, discutir-se-ão a ideia e o ideal de espaço público, conforme pensado na modernidade. Em seguida, a reflexão se volta para o espaço público na sociedade contemporânea, a partir das políticas de revitalização em geral - comuns, a partir do final dos anos 1980 -, e o caso de Belo Horizonte. Por fim, na busca de uma conclusão, retomar-se-á a relação entre os sujeitos que foram transferidos para os shoppings populares - os camelôs - e o cenário em questão: o centro de Belo Horizonte.

cidade; espaço público; revitalização urbana; shoppings populares


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