SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número60As novas configurações do mercado de trabalho urbano no Brasil: notas para discussão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Caderno CRH

versão impressa ISSN 0103-4979

Resumo

COCKELL, Fernanda Flávia  e  PERTICARRARI, Daniel. Contratos de boca: a institucionalização da precariedade na construção civil. Cad. CRH [online]. 2010, vol.23, n.60, pp.633-653. ISSN 0103-4979.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792010000300013.

Este artigo analisa a percepção de operários da construção de edificações sobre o contexto de vulnerabilidade social, marcado pela precarização crescente dos contratos de trabalho. Foram entrevistados vinte trabalhadores da cidade de São Carlos (Brasil), recuperando suas trajetórias de trabalho. Por meio da análise qualitativa das entrevistas, foi possível verificar a vulnerabilidade e as formas variadas de contratos de trabalho e de remuneração. Apesar da precariedade das relações de trabalho, metade dos trabalhadores afirma estar realizada profissionalmente na ocupação desempenhada, enquanto a outra metade se percebe diminuída perante a sociedade pela falta de estudo, ou se identifica com as outras profissões exercidas anteriormente, vendo a construção como uma etapa passageira ou como a ultima opção que lhes restou.

Palavras-chave : Trabalho flexível; vulnerabilidade; contratos de trabalho; percepção operária; construção de edificações.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons